Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Bolsas na Ásia são pressionadas por Europa e dados fracos da China

Por Da Redação 10 Maio 2012, 08h07

TÓQUIO, 10 Mai (Reuters) – As bolsas de valores asiáticas enfrentaram dificuldades nesta quinta-feira, à medida que dados chineses fracos alimentaram temores de uma desaceleração do crescimento e minaram ainda mais o apetite por risco, que já estava reduzido devido a preocupações com a situação dos bancos espanhóis e ao aprofundamento do caos político na Grécia.

O índice MSCI, que reúne mercados da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão e que caiu nos últimos cinco dias, estava estável após oscilar entre territórios positivo e negativo. Durante o pregão, o índice caiu até 0,3 por cento para o seu nível mais baixo em quase quatro meses e subiu brevemente para até 0,5 por cento por causa de fortes dados de emprego da Austrália, que foram liberados antes dos números do comércio chinês em abril. Às 7h57, o MSCI subia 0,14 por cento.

Os dados de comércio da China levantaram dúvidas sobre a força da recuperação na segunda maior economia mundial.

“As estatísticas de exportações e importações deram ao mercado uma surpresa negativa”, afirmou o analista Jiang Chao, da Guotai Junan Securities, em Xangai.

“Nós esperávamos que o crescimento das exportações da China atingisse o piso até o final do segundo trimestre, mas agora acho que teremos de revisar para baixo nossas previsões para o comércio para o ano todo”.

A índice Nikkei do Japão caiu 0,39 por cento.

A bolsa de Cingapura teve variação positiva de 0,09 por cento, a 2.903 pontos, e Taiwan subiu 0,11 por cento, enquanto Hong Kong caiu 0,51 por cento. O índice referencial de Xangai teve alta de 0,07 por cento e Sidney subiu 0,48 por cento.

(Reportagem de Chikako Mogi)

Continua após a publicidade
Publicidade