Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Bolsas europeias operam em alta com otimismo sobre a Grécia

Possível acordo com líderes da Europa após entrega de proposta grega animou mercado, afetado positivamente também pelo bom desempenho dos negócios na China

Por Da Redação 10 jul 2015, 09h47

As bolsas europeias operam em forte alta no pregão desta sexta-feira, em meio à expectativa de que a Grécia deve chegar a um acordo com seus credores no fim de semana. Nesta quinta-feira, o governo grego entregou dentro do prazo as propostas de reformas para convencer o Banco Central Europeu, Fundo Monetário Internacional e a Comissão Europeia a liberar mais recursos para resolver a crise fiscal do país. As medidas serão analisadas ao longo desta sexta e as instituições devem dar um parecer sobre elas no sábado, durante reunião do Eurogrupo.

A proposta feita pelo governo comandado pelo premiê Alexis Tsipras prevê cortes de gastos de 13 bilhões de euros, em troca de um pacote de resgate de 50 bilhões de euros e da permanência do país na União Europeia, segundo fontes ouvidas pela rede BBC e pelo jornal The Guardian.

Também contribuiu para o sentimento positivo na Europa o sólido desempenho das bolsas chinesas, que hoje fecharam com altas robustas pelo segundo dia consecutivo, aparentemente reagindo a várias medidas tomadas por Pequim na tentativa de estancar a forte desvalorização que impactou o mercado de capitais nas últimas semanas.

Por volta das 9h20 (horário de Brasília), Paris subia 3,33%, enquanto Frankfurt avançava 2,45%, Londres ganhava 1,49%, Madri tinha valorização de 3,28% e Milão, de 2,96%. No câmbio, o euro se fortalecia a 1,12 dólares, de 1,10 dólares verificado nesta quinta.

Leia também:

Grécia entrega proposta a líderes europeus e pede apoio ao Parlamento

Novo pedido de empréstimo da Grécia impulsiona bolsas europeias

Europeus dão ultimato à Grécia

(Da redação)

Continua após a publicidade
Publicidade