Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Bolsas europeias fecham com fortes altas

Mercados da Europa voltaram ao positivo com as notícias de que os líderes europeus avaliam ajudar os bancos do continente

As principais Bolsas europeias fecharam com forte valorização nesta quarta-feira, sustentadas principalmente pela recuperação das ações dos bancos. Nos últimos dias, os papéis destas instituições eram vendidos em massa pelos investidores por conta do temor de contaminação da crise da dívida em seus balanços. A percepção havia sido reforçada com a confirmação da quebra do banco belga Dexia. Desde a tarde de terça-feira, no entanto, as autoridades europeias movimentam-se para encontar uma saída para recapitalizar os bancos.

Diante deste cenário, a bolsa de Frankfurt liderou as altas dos mercados europeus, com o índice DAX ganhando 4,91% no fechamento. Paris, por sua vez, registrou elevação de 4,33%, ao passo que Milão avançou 3,94%. A bolsa de valores de Londres veio logo em seguida, com o FTSE 100 em alta de 3,19%. Por fim, o Ibex 35, da bolsa de Madri, registrou acréscimo de 3,06%.

As ações de bancos foram o destaque da sessão, sustentadas pelas informações de que os responsáveis políticos da União Monetária contemplam um plano coordenado para recapitalizar os bancos. A chanceler alemã, Angela Merkel, considerou “justificado” recapitalizar os bancos europeus em apuros e disse estar disposta a revisar os tratados europeus para melhorar a gobernabilidade da zona do euro.

(com Agence France-Presse)