Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

Bolsas europeias caem à espera de votação de fundo

Por Da Redação 11 out 2011, 08h03

Por Danielle Chaves

Londres – As bolsas europeias operavam em baixa na manhã de hoje, enquanto os investidores esperavam o Parlamento da Eslováquia votar a expansão da Linha de Estabilidade Financeira Europeia (EFSF, na sigla em inglês), o que estava previsto para ocorrer depois das 8h (horário de Brasília). Nesse horário, a bolsa de Londres caía 0,80%, Paris perdia 0,67% e Frankfurt recuava 0,81%.

A votação sobre a EFSF na Eslováquia, que é o último dos 17 países da zona do euro a votar o tema, tem provocado tensão no mercado, pois o governo de centro-direita está profundamente dividido com relação ao assunto. Para que tenha efeito, o acordo selado em 21 de julho pelos líderes europeus sobre o fundo de resgate precisa ser ratificado por todos os países que usam o euro.

“A votação na Eslováquia será uma indicação de curto prazo vital sobre a probabilidade e a facilidade para que autoridades europeias cheguem a um acordo sobre as medidas que precisam para evitar uma crise maior”, comentou Lee McDarby, da Investec Corporate Treasury.

Os investidores também aguardam o resultado da avaliação da chamada troica – Fundo Monetário Internacional (FMI), União Europeia e Banco Central Europeu (BCE) – sobre as finanças da Grécia, que será chave para determinar se o país poderá obter a próxima parcela da ajuda financeira internacional. Um comunicado deverá ser divulgado pela troica hoje. As informações são da Dow Jones.

Continua após a publicidade
Publicidade