Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Bolsas em NY encerram com alta sob notícias da Grécia

Por Gustavo Nicoletta

Nova York – Os principais índices do mercado de ações dos EUA fecharam em alta após o parlamento da Grécia ter aprovado, mesmo em meio a protestos da população, as reformas econômicas exigidas pela União Europeia e pelo Fundo Monetário Internacional para emprestar mais dinheiro ao país.

A liberação dos recursos, no entanto, ainda depende da aprovação dos países da zona do euro e do sucesso de uma operação de troca de títulos que tem como objetivo reduzir o volume de dívida da Grécia nas mãos dos credores privados.

Ainda assim, a notícia de que a reforma foi aprovada ampliou levou confiança a investidores. “Isso é muito positivo”, disse Jack Ablin, executivo-chefe de investimentos do Harris Private Bank. “Fiquei encorajado com o fato de as autoridades locais estarem dispostas a dar as mãos e tomarem decisões difíceis”, acrescentou.

Para David Rolfe, executivo-chefe de investimentos da Wedgewood Partners, “a Grécia está fora da mesa no sentido que não vamos ter grandes surpresas – não vamos acordar e ter notícias cataclísmicas. O foco agora está nos EUA, onde há bolsões de força”, acrescentou.

O Dow Jones subiu 72,81 pontos, ou 0,57%, para 12.874,04 pontos. O Nasdaq teve ganho de 27,51 pontos, ou 0,95%, para 2.931,39 pontos. O S&P 500 teve ganho de 9,13 pontos, ou 0,68%, para 1.351,77 pontos.

Entre os destaques da sessão, a ação da Apple subiu 1,80% e fechou a US$ 502,60 pela primeira vez na história da companhia. Há sete meses, os papéis estreavam na faixa dos US$ 400. Hoje nenhum indicador relevante foi divulgado nos EUA. As informações são da Dow Jones.