Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Bolsas de NY devem abrir em baixa com alerta da Intel

Por Sergio Caldas

Nova York – Os índices futuros das bolsas de Nova York apontam para uma abertura em baixa no pregão desta quarta-feira, com o alerta da Intel e preocupações com o setor bancário da Espanha pesando mais que os fortes dados de construção de moradias nos EUA.

Às 10h15 (de Brasília), no mercado futuro, Dow Jones recuava 0,38%, Nasdaq caía 0,33% e S&P 500 perdia 0,40%.

No pré-mercado, as ações da Intel declinavam 0,9% depois de a fabricante de chips reduzir sua projeção de lucro para este ano por causa de “um ambiente macroeconômico mais desafiador”. No segundo trimestre, o lucro da Intel ficou acima das expectativas e a receita veio em linha com as projeções.

Os futuros em Nova York também ficaram pressionados após dados mostrarem que o setor bancário da Espanha continua se deteriorando. Os depósitos bancários no país apresentaram em maio uma queda recorde em relação a um ano antes e os empréstimos inadimplentes subiram pelo 14º mês consecutivo.

Nos EUA, as construções de moradias subiram em junho para o nível mais alto em quase quatro anos, confirmando que o mercado imobiliário finalmente começa a sustentar a frágil economia norte-americana após um longo período de retração. As construções subiram 6,9% em comparação a maio, para a taxa sazonalmente ajustada de 760 mil, segundo o Departamento do Comércio. O resultado de junho, o mais forte desde outubro de 2008, superou as expectativas. Economistas consultados pela Dow Jones previam que as construções aumentariam 5,2%, para 745 mil.

O presidente do Federal Reserve, Ben Bernanke, vai depor nesta quarta-feira na Câmara, a partir das 11h, mas a expectativa é que de ele basicamente repita o que disse ontem durante pronunciamento no Senado. Na terça, Bernanke não deu qualquer indicação de que o Fed pretenda adotar novas medidas imediatas para estimular a economia dos EUA.

Também antes da abertura em Nova York, o Bank of America (BofA) subia 0,6% no pré-mercado, após anunciar um lucro mais alto do que o esperado para o segundo trimestre. O Yahoo!, por sua vez, perdia 0,1%, apesar de seu lucro também ter vindo acima do esperado. As informações são da Dow Jones.