Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Bolsas de NY abrem em alta com aprovação de pacote

Por Luciana Antonello Xavier, correspondente

Nova York – As bolsas em Wall Street abriram em alta hoje, impulsionadas pela aprovação do programa de austeridade pelo Parlamento grego ontem. Com isso, a Grécia abre caminho para receber o pacote de resgate de 130 bilhões de euros da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional (FMI). Às 12h32 (de Brasília), o Dow Jones subia 0,48%; o S&P 500 tinha alta de 0,63% e o Nasdaq subia 0,81%.

Apesar da euforia dos mercados, a população grega está mais revoltada do que nunca com esse pacote de austeridade e Atenas está literalmente em chamas, com protestos e confrontos entre manifestantes e polícia. O povo grego, que já vem sendo castigado por uma economia em recessão e alto desemprego, sabe que o pacote tende a piorar ainda mais suas condições de vida.

As atenções hoje estão ainda na apresentação do Orçamento do ano fiscal de 2013 pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que deve propor como fazer cortes de US$ 4 trilhões ao longo de dez anos. Amanhã, saem dados de vendas de varejistas, que irão mostrar se o consumo aumentou em janeiro. Economistas consultados pelo site Marketwatch esperam que as vendas tenham subido 1% no período, o que seria a maior alta desde setembro. Excluindo automóveis, a expectativa é de alta de 0,7%.