Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Bolsas da UE fecham em alta após rebaixamentos

Insensível às notícias da última sexta-feira, o índice da bolsa de Paris fechou com alta de 0,89%, aos 3.225 pontos

As principais bolsas europeias fecharam esta segunda-feira com ganhos, mesmo após a redução da nota de nove países da zona do euro pela agência Standard and Poor’s, na última sexta-feira. Na França, país mais afetado pelos rebaixamentos com a perda da classificação máxima, o triplo A, a bolsa teve alta.

Em Paris, o índice CAC 40 subiu 0,89%, aos 3.225 pontos. Na Alemanha, o fechamento foi ainda mais positivo, com o índice DAX acumulando ganhos de 1,25%, aos 6.220,01 pontos. Em Londres, o índice FTSE 100 subiu 0,37%, aos 5.657,44 pontos.

Já o IBEX 35, da Bolsa de Madri, terminou quase estável (-0,01%), aos 8.449,6 pontos, após a Standard and Poor’s reduzir a nota espanhola em dois graus na sexta-feira.

As ações das montadoras foram as de melhor desempenho, com o índice setorial STOXX Europe 600 Automobiles & Parts em alta de cerca de 3%, depois que comentários positivos da corretora do Goldman Sachs deram sustentação ao setor.

“As montadoras são grandes exportadoras e têm se beneficiado da força do dólar, enquanto a demanda asiática tem ficado acima das expectativas, de forma que os investidores estão esperando que os lucros aumentem”, disse a gerente de fundos de ações da Ashburton European Veronika Pechlaner.

(Com agência France-Presse)