Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Bolsas da Europa fecham em alta após fortes dados

LONDRES (Reuters) – As ações europeias subiram nesta terça-feira em um pregão de poucos negócios, depois que um salto no início de construção de casas nos EUA, uma leitura forte do índice Ifo de confiança do empresariado alemão e um sólido leilão de dívida da Espanha reforçaram esperanças dos investidores sobre a perpectiva econômica global.

O índice FTSEurofirst 300 das principais ações europeias fechou em alta de 1,9 por cento, aos 975 pontos, de acordo com números preliminares.

O cíclico setor automotivo, dependente de forte crescimento econômico, foi o de melhor desempenho, com o índice STOXX Europe 600 para o setor em alta de 5 por cento devido à perspectiva de crescimento melhorada.

“Ös mercados estão tendo uma visão favorável dos dados econômicos, já que isso pode significar que a perspectiva para os resultados das companhias não é tão ruim”, disse o estrategista-chefe da Brewin Dolphin, Mike Lenhoff.

“O leilão espanhol foi útil e a queda nos yields dos bônus se traduziu em investidores comprando ativos mais arriscados, mas quem sabe o que vai acontecer a seguir? Nós não vamos mudar nossa posição defensiva em nossos portfólios.”

Em LONDRES, o índice Financial Times subiu 1,02 por cento, a 5.419 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX avançou 3,11 por cento, para 5.847 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 2,73 por cento, a 3.055 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib saltou 2,87 por cento, para 14.965 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 fechou com alta de 2,44 por cento, a 8.454 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 teve valorização de 0,43 por cento, para 5.350 pontos.

(Reportagem de Joanne Frearson)