Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Bolsas da Ásia sobem, mas ainda há cautela com a Europa

Pessimismo com a zona do euro ofusca dados positivos dos Estados Unidos

Por Da Redação 10 jan 2012, 06h31

As bolsas de valores asiáticas fecharam com ganhos sólidos nesta terça-feira, mas preocupações sobre a zona do euro antes de importantes leilões de dívida ofuscaram parte do otimismo sobre as perspectivas econômicas em outras regiões, mantendo os investidores cautelosos sobre assumir posições mais arriscadas.

O índice MSCI que reúne mercados da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão subia 1,71%, puxado pelo setor de recursos naturais depois que a Alcoa, maior produtora de alumínio dos Estados Unidos, deu uma perspectiva positiva para a demanda mundial.

A Alcoa ajudou a impulsionar as ações da Austrália, que fecharam com valorização de 1,14%, e o índice de Tóquio, que encerrou em alta de 0,38%.

Dados mostraram que as exportações e as importações da China cresceram no menor ritmo em mais de dois anos em dezembro, com redução na demanda estrangeira e doméstica.

E, com os problemas da Europa ofuscando os dados positivos dos Estados Unidos, os profissionais do mercado buscavam sinais de como a crise da zona do euro pode afetar o crescimento na Ásia.

Mesmo assim, as ações chinesas subiram neste pregão por esperanças de uma política monetária mais expansionista. O mercado avançou 0,73% em Hong Kong e a bolsa de Taiwan ganhou 1,21%, enquanto o índice referencial de Xangai disparou 2,69%, também por causa de uma recuperação técnica. O índice de Seul subiu 1,46% e Cingapura avançou 1,06%.

Após o feriado de ontem, a bolsa de Tóquio fechou em alta nesta terça-feira. Destaque para as ações da Tokyo Electric Power e da Olympus, que dispararam 24% e 20%.

O índice Nikkei subiu 31,91 pontos, ou 0,4%, e terminou aos 8.422,26 pontos, após perda de 1,2% no pregão de sexta-feira. O volume de negociações seguiu em elevação, com 1,662 bilhão de ações, o maior desde 9 de dezembro.

(Com Agência Estado e Reuters)

Continua após a publicidade
Publicidade