Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Bolsas da Ásia fecham em queda; Xangai perde 0,2%

A maioria dos mercados asiáticos fechou em baixa nesta terça-feira. Uma das exceções foi a Bolsa de Hong Kong, que terminou estável. Os investidores lutaram para encontrar uma direção em meio às preocupações de novo enfraquecimento econômico na China. O Hang Seng encerrou aos 20.698,68 pontos.

Na China, as Bolsas tiveram queda. A baixa nos preços das commodities afetou as ações das mineradoras de carvão e das companhias de metais. O Xangai Composto perdeu 0,2% e encerrou aos 2.029,29 pontos. O Shenzhen Composto caiu 0,6%, aos 835,51 pontos.

Em Taiwan, a Bolsa de Taipé fechou em baixa, com o índice do sentimento das empresas em declínio na Alemanha, ao que se somou o recuo das parceiras da Apple com a perda de entusiasmo após o primeiro fim de semana de vendas do iPhone5. O índice Taiwan Weighted caiu 0,44%, aos 7.734,13 pontos.

Na Coreia do Sul, a Bolsa de Seul terminou o pregão em baixa, com a venda de ações domésticas por investidores estrangeiros, caracterizando o segundo dia consecutivo de realização de lucros. Apesar disso, as compras dos investidores institucionais não deixaram o índice despencar. O Kospi recuou 0,60%, aos 1.991,41 pontos.

Na Austrália, a Bolsa de Sydney também fechou em queda, influenciada pelas ações no exterior e pela reação negativa do mercado de commodities após dados ruins sobre o sentimento das empresas na Alemanha. O índice S&P/ASX 200 caiu 0,29%, aos 4.372,86 pontos.

Já a Bolsa de Manila, nas Filipinas, encerrou estável, com os investidores consolidando os resultados na ausência de grandes acontecimentos. O índice PSEi fechou aos 5.325,17 pontos, com fraco volume de negociações.

(Com Agência Estado)