Clique e assine com 88% de desconto

Bolsas da Ásia fecham em alta à espera do BCE

O volume de negociações, no entanto, permaneceu baixo nas bolsas da região

Por Da Redação - 6 set 2012, 08h01

Os principais mercados asiáticos apresentaram alta nesta quinta-feira. Contudo, o volume de negociações permaneceu baixo nas bolsas da região, que ficaram à espera da reunião de política econômica do Banco Central Europeu (BCE), que pode anunciar novas medidas de estímulo à economia.

Este foi o caso na Bolsa de Hong Kong, que se recuperou do pior resultado em mais de seis semanas com a presença de investidores em busca de ofertas de ocasião. O Hang Seng subiu 0,3% e terminou aos 19.209,30 pontos.

As Bolsas da China também tiveram elevação, em reação ao aumento dos gastos em infraestrutura, uma aposta do governo para reativar a economia. O Xangai Composto ganhou 0,7% e encerrou aos 2.051,92 pontos. O Shenzhen Composto subiu 1%, aos 859,30 pontos.

Após cinco sessões seguidas de perdas, a Bolsa de Tóquio fechou estável. O Nikkei subiu apenas 0,75 ponto, ou 0,01%, e terminou aos 8.680,57 pontos, após queda de 1,1% na sessão de quarta-feira, quando o índice teve o pior intraday desde 6 de agosto.

Publicidade

Um euro ligeiramente mais valorizado ajudou as ações fortemente expostas à zona do euro, especialmente as de montadoras como a Toyota Motor, mas o efeito foi fugaz.

“A expansão da compra de títulos pelo BCE parece ser o cenário mais aceitável para todas as partes no debate sobre as novas medidas de estímulo para a zona do euro”, disse o diretor de uma corretora estrangeira. “Este pode ser o caminho mais eficaz para impor um efeito menos inflacionário sobre o mercado.”

Em Taiwan, a Bolsa de Taipé fechou em baixa. O Taiwan Weighted caiu 0,55%, aos 7.326,72 pontos.

Na Coreia do Sul, a Bolsa de Seul terminou em alta, com os investidores que compraram ações dos principais estoques à caça de pechinchas, após o declínio de 1,7% na quarta-feira. O índice Kospi subiu 0,38%, aos 1.881,24 pontos.

Publicidade

Na Austrália, a Bolsa de Sydney fechou no mais alto nível em três semanas com o otimismo gerado por uma possível compra de títulos pelo BCE. O índice S&P/ASX 200 subiu 0,80%, aos 4.312,89 pontos.

Já os investidores andaram de lado na Bolsa de Manila, nas Filipinas, à espera da reunião do BCE. Isso fez com o que o índice PSEi fechasse estável, aos 5.150,10 pontos.

(Com Agência Estado)

Publicidade