Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Bolsas da Ásia apresentam alta após anúncio do BoJ

Bolsa de Hong Kong apresentou a maior pontuação em quatro meses e meio

Por Da Redação 19 set 2012, 07h35

A maioria dos mercados asiáticos fechou em alta nesta quarta-feira, estimulados pelo anúncio do Banco do Japão (BoJ) de flexibilização da economia, com a ampliação da compra de títulos.

Este foi o caso na Bolsa de Hong Kong, que apresentou a maior pontuação em quatro meses e meio. O Hang Seng avançou 1,2% e terminou aos 20.841,91 pontos, no melhor fechamento desde 4 de maio.

Já as Bolsas da China foram beneficiadas com a redução das tensões políticas entre China e Japão por causa da disputa territorial por ilhas no Mar da China Oriental. O Xangai Composto ganhou 0,4% e encerrou aos 2.067,83 pontos. O Shenzhen Composto subiu 0,7%, aos 865,73 pontos.

A Bolsa de Tóquio fechou em alta acentuada nesta quarta-feira. A decisão do Banco do Japão (BoJ) de flexibilizar a economia surpreendeu o mercado. Ações relacionadas a commodities, como Nippon Yusen, tiveram forte elevação, enquanto Japan Airlines (JAL) apresentou uma bem sucedida estreia, superando o preço de sua IPO.

O Nikkei subiu 108,44 pontos, ou 1,2%, e terminou aos 9.232,21 pontos, após queda de 0,4% na sessão de terça-feira – foi o melhor fechamento desde 2 de maio. O volume de negociações foi forte, subindo para 2,07 bilhões de ações – pela segunda vez, em três pregões, acima dos 2 bilhões de ações.

A maior parte do aumento da participação dos investidores veio na sessão da tarde, após o BoJ anunciar que iria expandir seu plano de compra de ativos de 70 trilhões de ienes para 80 trilhões de ienes.

Continua após a publicidade

“A agressividade do banco central foi surpreendente”, disse Nicholas Smith, estrategista de ações da CLSA, ao observar que apenas alguns economistas esperavam um movimento favorável do BoJ. As informações são da Dow Jones.

Em Taiwan, a Bolsa de Taipé terminou o pregão em alta com o aumento dos fluxos estrangeiros no mercado no embalo do BoJ. O índice Taiwan Weighted avançou 0,62%, aos 7.781,91 pontos.

Na Coreia do Sul, a Bolsa de Seul fechou em alta, também pelo BoJ. O índice Kospi avançou 0,15%, aos 2.007,88 pontos.

Na Austrália, a Bolsa de Sydney atingiu seu patamar mais alto em quatro meses e meio, com a reação positiva dos mercados asiáticos a partir do anúncio do BoJ. O índice S&P/ASX 200 fechou em alta de 0,54%, aos 4.418,36 pontos.

Houve retração na Bolsa de Manila, nas Filipinas, com nova realização de lucros. O índice PSEi caiu 0,3%, aos 5.317,03 pontos, com moderado volume de negociações.

(Com agência Estado)

Continua após a publicidade
Publicidade