Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Bolsas da AL acompanham mercados pelo mundo e recuam

Por Ricardo Gozzi

São Paulo – As bolsas de valores latino-americanas fecharam quase todas em queda nesta terça-feira. Entre os principais mercados de ações da região, a exceção foi o índice Merval, da bolsa de Buenos Aires, que fechou em alta de 6,04%, impulsionado pelo setor energético em meio a rumores de aumento de subsídios governamentais para as companhias de distribuição de energia elétrica na Argentina.

A queda das demais bolsas latino-americanas, entre elas a de São Paulo, se deu em linha com a baixa em diversos outros mercados de ações pelo mundo em um dia no qual a incerteza política na Grécia pesou sobre ativos de risco mais elevado.

Em Santiago, o índice IPSA caiu 0,55%, fechando em 4.520,62 pontos. No México, a bolsa local recuou 2,07%, encerrando em 39.214,64 pontos. Além da Grécia, também pesou sobre o mercado mexicano o impacto da queda das ações da América Móvil depois de a empresa ter anunciado uma proposta para aumentar sua fatia na operadora holandesa de telecomunicações Royal KPN.

A bolsa de Lima recuou 2,61%, encerrando em 21.393,59 pontos. Em Bogotá, a queda foi de 0,33%. A bolsa de Caracas, por sua vez, fechou em queda de 1,48%, a 263.582,89 pontos. As informações são da Dow Jones.