Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Bolsas avançam por esperanças com Grécia; euro sobe

LONDRES, 17 Fev (Reuters) – As bolsas de valores mundiais alcançavam uma nova máxima em seis meses e meio nesta sexta-feira, enquanto o dólar batia o maior valor dos últimos três meses e meio contra o iene e o euro se mantinha acima das mínimas recentes, por esperanças de que a Grécia firme o tão esperado acordo de resgate financeiro na semana que vem.

A Grécia espera conseguir na segunda-feira a aprovação dos ministros das Finanças da zona do euro para começar uma troca de dívida com credores privados, disse um porta-voz do governo.

“O mercado continua forte por causa das notícias da Grécia, mas, no geral, os investidores só estão operando pelo curto prazo”, disse o diretor de vendas de ações da ETX Capital, Mark Foulds.

Às 10h38, o índice MSCI de ações globaissubia 0,68 por cento, para o maior patamar desde agosto, enquanto o índice europeu de ações tinha alta também de 0,68 por cento. As ações de economias emergentessubiam 1,19 por cento.

O euro, por sua vez, tinha valorização de 0,22 por cento, a 1,3163 dólar, mantendo-se acima da mínima em três semanas, de cerca de 1,2973, atingida na quinta-feira. O dólar chegou a 79,21 ienes e operava quase estável em relação a uma cesta de moedas, com ligeira baixa de 0,09 por cento.

Nos Estados Unidos, os futuros do Dow Jones e do Standard and Poor’s 500 também operavam em leve alta , mas o futuro do Nasdaq 100 registrava leve baixa de 0,1 por cento. Na quinta-feira, o S&P 500 subiu à máxima em nove meses, após dados positivos sobre o emprego, a indústria e o mercado imobiliário dos EUA.

O índice CBOE de volatilidade -que mede o nervosismo do investidor de Wall Street- despencou 8,7 por cento no último pregão, o maior declínio desde 9 de dezembro.

(Por AlessandraPrentice)

REUTERS MP JCG