Clique e assine com até 92% de desconto

Bolsa saudita, primeira a reagir à S&P, fecha com -5,5%

Por Da Redação 6 ago 2011, 10h48

Por Regina Cardeal

Riad – A Bolsa da Arábia Saudita caiu sensivelmente neste sábado, com os investidores reagindo ao histórico rebaixamento do rating dos EUA e aos problemas da dívida da Europa. O índice Tadawul All-Shares fechou em baixa de 5,46%, em 6.073,44 pontos, um dia depois de a Standard & Poor’s ter tirado a classificação AAA dos EUA pela primeira vez.

O economista Mohammed al-Omran disse ao canal de notícias Al-Arabiya que o mercado saudita foi o primeiro a reagir globalmente à notícia do rebaixamento dos EUA. “A economia saudita depende de exportações, sobretudo petroquímicas, portanto é normal que seja fortemente afetada”, disse. A Arábia Saudita detém um quinto das reservas de petróleo do mundo e é o maior exportador global de petróleo.

Os investidores estão assustados, disse o analista financeiro Abdulwahab Abu Dahesh, acrescentando que a tendência de queda do mercado acionário já estava instalada há algum tempo. As principais ações bancárias caíram 4,7%, enquanto as ações do setor petroquímico cederam 6,7%. O setor de construções declinou 6,4%. As informações são da Dow Jones.

Continua após a publicidade
Publicidade