Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

BOLSA EUROPA-Trauma com Grécia leva ao pior resultado em 4 meses

(Texto atualizado com mais informações após o fechamento)

LONDRES, 8 Mai (Reuters) – As ações europeias caminharam nesta terça-feira para a maior queda em quatro meses, após uma sessão de intensas negociações, com preocupações sobre o comprometimento da Grécia com as condições para resgate financeiro aumentando as incertezas do mercado sobre como a crise da dívida na zona do euro será conduzida.

O índice das principais ações europeias fechou com baixa de 1,66 por cento, a 1.017 pontos. A bolsa de Atenascaiu, por sua vez, 3,6 por cento, para o nível mais baixo desde 1992, pressionada pelo setor bancário, que despencou 10 por cento.

O líder grego de esquerda Alexis Tsipras deu início nesta terça-feira aos esforços para formar um novo governo, renunciando aos termos do resgate internacional e ameaçando nacionalizar os bancos, em uma declaração que deve diminuir suas chances de sucesso.

“É crítico da perspectiva do mercado que qualquer um que forme um governo na Grécia se prenda ao plano da troika (grupo formado por União Europeia, Fundo Monetário Internacional e Banco Central Europeu) e ao orçamento de austeridade, ou então poderemos ver mais investidores saindo do mercado de ações e de títulos”, disse o estrategista Richard Batty, Standard Life Investments, que administra cerca de 250 bilhões de dólares em ativos.

Em LONDRES, o índice Financial Times caiu 1,78 por cento, a 5.554 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX perdeu 1,90 por cento, para 6.444 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 cedeu 2,78 por cento, a 3.124 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib desvalorizou-se 2,37 por cento, para 13.936 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 recuou 0,80 por cento, a 7.006 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 registrou alta de 0,88 por cento, para 5.261 pontos.

REUTERS PD DF NC FR