Clique e assine com 88% de desconto

BOLSA EUROPA-Setor de veículos recua por temores sobre petróleo

Por Da Redação - 27 fev 2012, 08h22

LONDRES, 27 Fev (Reuters) – As ações europeias caíam nesta segunda-feira com investidores preocupados com o preço do petróleo prejudicando os lucros corporativos e o crescimento global, e com o grupo das 20 maiores economias dizendo para a Europa dedicar mais dinheiro para combater a crise de dívida antes de procurar por ajuda.

Às 8h21 (horário de Brasília), o índice das principais ações europeias FTSEurofirst 300 caía 0,76 por cento, para 1.069 pontos. O índice, que atingiu o maior nível em sete meses na semana passada, ainda acumula alta de 6,7 por cento no ano, mas corre o risco de cair abaixo de um nível técnico importante de 1.061,6 pontos.

O preço do petróleo atingiu níveis recorde em euro nos últimos dias, espalhando preocupações sobre as perspectivas de crescimento global, apesar de ter caído abaixo de 125 dólares nesta segunda-feira e quebrado uma sequência de cinco dias de alta com investidores realizando lucros.

“O preço do petróleo está definitivamente no foco. E a ameaça de uma recessão global perturbará os ativos. Fabricantes podem sofrer”, afirmou o estrategista da Charles Stanley Jeremy Batstone-Carr.

Publicidade

O setor de automóveis caía 3 por cento, mas o setor ainda tem a melhor performance de 2012, com alta acumulada de 28 por cento.

Os bancos da zona do euro caíam 1,65 por cento depois de terem avançado recentemente. O setor tem sido incentivado pela operação de refinanciamento de longo prazo do Banco Central Europeu (BCE), que fornece financiamento barato.

O BCE irá emprestar quase meio trilhão de euros aos bancos a taxas muito baixas nesta semana dentro da operação de refinanciamento de três anos, segundo pesquisa da Reuters.

Estrategistas continuam expressando preocupações com as economias periféricas da zona do euro, após a Grécia garantir um resgate na semana passada para evitar um calote desorganizado.

Publicidade

Economias líderes disseram à Europa que o bloco precisa colocar mais dinheiro para combater sua crise da dívida caso queira mais ajuda do resto do mundo, colocando pressão na Alemanha para derrubar sua oposição sobre um maior fundo de resgate europeu.

Veja a seguir o comportamento de bolsas da Europa às 8h21:

BOLSAPONTUAÇÃOVARIAÇÃO %

Londres5.890-0,75

Publicidade

Frankfurt6.786+1,14

Paris3.427-1,14

Madri8.490-0,44

Milão16.241-1,49

Publicidade

Lisboa5.509-0,87

Veja como se comportaram as bolsas asiáticas:

(Por Brian Gorman)

REUTERS NC AAJ

Publicidade