BOLSA EUROPA-Resultados decepcionam e derrubam índices

Por Blaise Robinson
PARIS, 28 de julho (Reuters) – As bolsas de valores da Europa recuavam nesta quinta-feira, operando no vermelho pelo quarto pregão seguido, com uma série de resultados corporativos decepcionantes gerando temor sobre as perspectivas para os lucros das empresas.
Os investidores ficaram especialmente nervosos com comentários Basf . A companhia química disse ver uma desaceleração no crescimento econômico global e registrou um resultado mais fraco que o previsto, que fazia suas ações caírem 4,9 por cento.
A Siemens , maior conglomerado de engenharia da Europa, alertou que os riscos econômicos mundiais estão aumentando e anunciou resultados abaixo do esperado. As ações da empresa se depreciavam 1,3 por cento.
Às 8h36 (horário de Brasília), o índice das principais ações europeias FTSEurofirst 300 caía 0,72 por cento, aos 1.080,87 pontos. O índice perdeu cerca de 2 por cento até agora nesta semana, revertendo boa parte da alta da semana passada.
Os profissionais do mercado também se preocupavam com o impasse nas negociações do teto da dívida dos Estados Unidos, que geravam receio sobre a possibilidade de moratória e de uma redução do rating do país. Restam apenas dois dias antes do prazo final para um acordo.
Até agora na temporada de balanços empresariais, as companhias europeias estão igualmente divididas entre superações e decepções. Das 82 empresas que anunciaram resultados do segundo trimestre, metade superou ou ficou de acordo com as previsões, segundo dados da Thomson Reuters StarMine.
Após as fortes perdas dos últimos dias, o setor bancário tinha um respiro nesta sessão, apesar dos resultados fracos divulgados pelo Credit Suisse .
Os papéis do banco suíço caíam 1,8 por cento, diante de um lucro líquido trimestral abaixo das expectativas e um corte de cerca de 2 mil empregos.
Confira o desempenho das principais bolsas européias às 8h36:
BOLSAPONTUAÇÃOVARIAÇÃO %
Londres5.814,11-0,73
Frankfurt7.138,60-1,57
Paris3.686,45-1,28
Madri9.570,10-0,76
Milão18.267,24-1,23
Lisboa6.818,64-0,32
Veja como se comportaram as bolsas asiáticas: