Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

BOLSA EUROPA-Montadoras lideram alta após rebaixamento da S&P

(Texto atualizado com mais detalhes)

LONDRES, 16 Jan (Reuters) – As ações europeias fecharam em alta um pregão fraco nesta segunda-feira, lideradas pelas montadoras, depois que comentários otimistas de uma corretora impulsionarm o setor. Os investidores ignoraram ainda o rebaixamento do rating de nove países da zona do euro pela agência de classificação de risco Standard & Poor’s e as novas preocupações sobre um default desordenado da Grécia.

O índice FTSEurofirst 300 das principais ações europeias fechou com elevação de 0,77 por cento, aos 1.025 pontos.

AS ações das montadoras foram as de melhor desempenho, com o índice setorial STOXX Europe 600 Automobiles & Parts em alta de cerca de 3 por cento, depois que comentários positivos da corretora do Goldman Sachs deram sustentação ao setor.

“As montadoras são grandes exportadoras e têm se beneficiado da força do dólar, enquanto a demanda asiática tem ficado acima das expectativas, de forma que os investidores estão esperando que os lucros aumentem”, disse a gerente de fundos de ações da Ashburton European Veronika Pechlaner.

“O volume é fraco, muitos tinham esperado os rebaixamentos da S&P, mas isso claramente não é o fim dos cortes e a bola voltou para o campo dos líderes da zona do euro. A Grécia é outra história em desenvolvimento, já que as negociações chegaram a um impasse.”

Os vendedores, porém, vieram para a Carnival, que caiu 16,5 por cento com forte volume depois a empresa proprietário do navio de cruzeiro que naufragou na costa oeste da Itália na última sexta-feira informou que terá um prejuízo de 90 milhões de dólares com o acidente.

Em LONDRES, o índice Financial Times subiu 0,37 por cento, a 5.657 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX ganhou 1,25 por cento, para 6.220 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 avançou 0,89 por cento, a 3.225 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve alta de 1,4 por cento, para 15.220 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 recuou 0,01 por cento, a 8.449 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 baixou 0,92 por cento, para 5.429 pontos.

(Reportagem de Joanne Frearson)

REUTERS HBB PD