Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

BOLSA EUROPA-Mercados recuam com incerteza por Grécia

LONDRES, 6 Fev (Reuters) – As bolsas de valores da Europa operavam em baixa nesta segunda-feira, com investidores preocupados sobre se a Grécia poderá evitar dar um calote desastroso em suas obrigações de dívida, enquanto os políticos do país tinham dificuldade em acertar as medidas de aperto necessárias para garantir um segundo programa de ajuda externa.

Às 7h52 (horário de Brasília), o índice das principais ações europeias FTSEurofirst 300 caía 0,48 por cento, aos 1.071 pontos. Na sexta-feira, o índice bateu o maior patamar em seis meses, após a divulgação de dados melhores que o esperado sobre o emprego nos Estados Unidos.

Os partidos da coalizão grega precisam dizer à União Europeia nesta segunda-feira se aceitam os dolorosos termos de um novo pacote de ajuda externa, enquanto a paciência do bloco se esgota com a titubeação política em Atenas sobre a implementação de reformas.

Os bancos operavam no vermelho, com o índice do setorem baixa de 1,6 por cento. As ações do BNP Paribastombavam 2,4 por cento. Muitos bancos têm exposição considerável à dívida de economias periféricas da zona do euro.

“A zona do euro continua sendo uma grande incerteza. O bloco tem potencial de se separar no caso de um calote desordenado na Grécia”, disse o estrategista do Charles Stanley Jeremy Batstone-Carr.

“O que não foi precificado ainda é a continuação da crise para outros países. Se Espanha e Itália enfrentarem uma pressão ainda maior, haverá espaço para o mercado se enfraquecer consideravelmente.”

Em LONDRES, o índice Financial Times tinha baixa de 0,37 por cento, a 5.879 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX caía 0,49 por cento, para 6.733 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 perdia 1,05 por cento, para 3.391 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib tinha desvalorização 0,79 por cento, para 16.309 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 retrocedia 0,75 por cento, para 8.794 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 tinha queda de 0,53 por cento, para 5.461 pontos.

(Reportagem de Brian Gorman)

REUTERS MP JCG