Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

BOLSA EUROPA-Mercado realiza lucros após dados dos EUA

(Texto acrescido de mais informações)

LONDRES, 27 Jan (Reuters) – As ações europeias registraram nesta sexta-feira sua primeira perda semanal desde meados de dezembro, já que dados decepcionantes econômicos dos Estados Unidos levaram os investidores a realizar os lucros de um recente e vigoroso rali.

O índice FTSEurofirst 300 index das principais ações europeias fechou em queda de 0,96 por cento, aos 1.041 pontos, em números preliminares, depois de fechar no território “sobrecomprado” na quinta-feira, conformou mostrou o índice de força relativa de 14 dias do indicador.

O Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA expandiu-se à taxa anual de 2,8 por cento, um pouco abaixo da expectativa dos economistas, de 3,0 por cento, com forte recomposição dos estoques e fracos gastos em bens de capital sugerinto um crescimento mais lento neste ano na maior economia do mundo.

“O mercado estava ‘sobrecomprado’ e os dados dos EUA deram um pretexto para a realização de lucros”, disse o estrategista de mercado da IG Markets, Duarte Caldas, alertando sobre mais volatilidade à frente.

As ações do setor automotivo foram as de pior desempenho, em queda de 1,91 por cento, depois que a Ford, segunda maior montadora dos EUA, apresentou um lucro de quarto trimestre abaixo do esperado, devido a preços mais altos de commodities e resultados fracos de operações na América do Sul e na Europa.

Em LONDRES, o índice Financial Times caiu 1,07 por cento, a 5.733 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX declinou 0,43 por cento, para 6.511 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 baixou 1,32 por cento, a 3.318 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib perdeu 1,02 por cento, para 15.496 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 desceu 0,65 por cento, a 8.657 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 fechou em baixa de 0,85 por cento, para 5.434 pontos.

(Reportagem de Francesco Canepa)

REUTERS HBB PD