Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

BOLSA EUROPA-Mercado opera quase estável, bancos pressionam

Por Da Redação 13 dez 2011, 06h44

LONDRES, 13 de dezembro (Reuters) – As bolsas de valores da Europa operavam quase estáveis nesta terça-feira, pressionadas pelas ações dos bancos, com preocupações crescentes sobre possíveis rebaixamentos de ratings soberanos na zona do euro fazendo investidores de curto prazo realizarem lucros, segundo operadores.

Às 7h41 (horário de Brasília), o índice das principais ações europeias FTSEurofirst 300 tinha variação positiva de 0,07 por cento, aos 968 pontos. O índice do setor bancáriorecuava 0,75 por cento.

O mercado tinha aberto o pregão em alta, com investidores comprando ações recentemente desvalorizadas após os fortes declínios de segunda-feira, quando o plano da União Europeia (UE) por regras fiscais mais duras não conseguiu apaziguar temores sobre a crise de dívida da região.

Quaisquer ganhos, porém, devem ser limitados, por causa de receios sobre as notas de crédito europeias. A Moody’s disse que os ratings de todos os países da UE serão reavaliados no primeiro trimestre de 2012, assim como as de oito bancos espanhóis.

“Ainda há nervosismo no mercado, e a menos que a medida (da UE) seja apoiada por algo concreto, os investidores estarão inclinados a realizar lucros mais tarde no dia”, disse Giles Watts, diretor de ações da City Index.

(Reportagem de Joanne Frearson)

REUTERS MP JCG

Continua após a publicidade
Publicidade