Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

BOLSA EUROPA-Índices sobem apostando em resolução na Grécia

LONDRES, 17 Fev (Reuters) – As bolsas de valores da Europa operavam em alta nesta sexta-feira, atingindo o maior nível dos últimos seis meses e meio, com investidores apostando que a Grécia assinará um acordo até segunda-feira para garantir um segundo resgate financeiro e evitar um calote da dívida pública, que teria efeitos negativos para os mercados financeiros.

A confiança do mercado melhorou depois que autoridades da zona do euro dissseram que os toques finais estavam sendo postos no pacote de ajuda, que incluiria um acordo de troca de dívida em que o valor real dos bônus gregos detidos por empresas financeiras cairia em 70 por cento.

Às 7h38 (horário de Brasília), o índice das principais ações europeias FTSEurofirst 300 subia 0,63 por cento, aos 1.083 pontos.

As ações dos bancos eram destaque, em alta de 1,3 por cento . As variações do setor têm sido muito relacionadas aos desdobramentos da crise de dívida da zona do euro devido à exposição dos bancos aos bônus de economias da região.

“O mercado continua forte por causa das notícias da Grécia, mas, no geral, os investidores só estão operando pelo curto prazo”, disse Mark Foulds, diretor de vendas de ações da ETX Capital.

“Eles estão sendo atraídos por setores mais voláteis, como os bancos, que vão se dar bem se houver um segundo resgate à Grécia, embora possa haver uma mudança para setores mais defensivos se isso não acontecer.”

Em LONDRES, o índice Financial Times tinha alta de 0,39 por cento, a 5.908 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX subia 0,95 por cento, para 6.816 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 ganhava 1,15 por cento, para 3.432 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib tinha valorização de 0,81 por cento, para 16.502 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 avançava 0,96 por cento, para 8.639 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 tinha alta de 0,34 por cento, para 5.623 pontos.

(Reportagem de Joanne Frearson)

REUTERS MP VP