Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

BOLSA EUROPA-Índices recuam com preocupações sobre bancos

(Texto atualizado com informações após o fechamento)

LONDRES, 28 Mai (Reuters) – Os principais índices acionários da Europa fecharam em terreno negativo nesta segunda-feira, anulando os ganhos obtidos na abertura e em meio a preocupações sobre a situação dos bancos na Espanha, que voltaram à pauta dos investidores.

O FTSEurofirst, índice que reúne as principais ações europeias, caiu 0,1 por cento, para 984,01 pontos.

O indicador atingiu a máxima de 993,21 pontos ao longo da sessão, impulsionado por pesquisas de opinião que sugeriam que os partidos pró-resgate gregos poderão formar um governo comprometido com a permanência de Atenas na zona do euro.

O índice que reúne as blue-chips da bolsa gregafecharam com alta de cerca de 7 por cento.

O volume de negociações no continente foi leve nesta segunda-feira, com alguns mercados fechados. O índice IBEX , o principal da bolsa de Madri, sofreu a pior queda, ao recuar 2,2 por cento, sob o peso de papéis do setor bancário como os do Santander e do BBVA.

O sentimento dos investidores foi prejudicado pelos gastos crescentes do setor público com o escoramento dos bancos do país.

Uma fonte do governo espanhol afirmou que o país poderá ter que usar dívida governamental para recapitalizar o quarto maior credor do país, o banco Bankia, que, na semana passada, pediu 19 bilhões de euros para deter perdas relacionadas a empréstimos imobiliários ruins.

“A pressão sobre os bancos espanhóis continua a crescer enquanto a confiança remanescente é sugada para fora do país”, afirmou o chefe do departamento de derivativos da Interactive Investor, Mike McCudden.

“Com a Grécia agora começando a tornar-se uma parte cada vez menor da paisagem da zona do euro, agora cabe aos líderes da Europa mostrar unidade e executar um plano que interrompa a crise”, acrescentou.

Em LONDRES, o índice Financial Times subiu 0,09 porcento, a 5.356 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX recuou 0,26 por cento, para 6.323 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 teve baixa de 0,16 por cento, a 3.042 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib se desvalorizou 0,74 por cento, para 13.057 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 recuou 2,17 por cento, a 6.401 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 caiu 0,57 por cento, aos 4.616 pontos.

(Reportagem de Tricia Wright)

REUTERS FR TP CMO