Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

BOLSA EUROPA-Índices fecham em baixa antes de cúpula da UE

(Texto atualizado a partir do 3o parágrafo)

LONDRES, 25 de outubro (Reuters) – As bolsas de valores da Europa fecharam em queda nesta terça-feira, com preocupação de que a cúpula da União Europeia na quarta-feira possa não apresentar um plano anticrise abrangente.

O índice das principais ações europeias FTSEurofirst 300 caiu 0,73 por cento, aos 981 pontos. Na máxima do dia, o índice bateu 993 pontos.

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, expressou oposição a uma frase o esboço da conclusão da cúpula da UE que propõe que o Banco Central Europeu (BCE) continue comprando bônus no mercado secundário. Enquanto isso, uma reunião de ministros das Finanças do bloco foi cancelada, pois os detalhes das questões a serem discutidas não foram finalizados.

“Há muita antecipação acumulada nesse mercado e as autoridades terão de apresentar algo espetacular para convencer os investidores. Os mercados querem ver uma solução para a Grécia, a recapitalização dosmercados e um fundo de resgate expandido”, disse Philippe Gijsels, diretor de pesquisa do BNP Paribas Fortis Global Markets.

Em destaque de queda ficaram setores que mais sofrem em ambientes econômicos difíceis. O índice de construção e matérias-primas, por exemplo, recuou 1,9 por cento e os bancos perderam 1,2 por cento.

Em LONDRES, o índice Financial Times fechou em baixa de 0,43 por cento, a 5.525 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 0,14 por cento, para 6.046 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 1,43 por cento, para 3.174 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 1,06 por cento, para 16.060 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 retrocedeu 0,87 por cento, para 8.879 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 encerrou em queda de 2,1 por cento, para 5.850 pontos.

(Reportagem de Atul Prakash)