BOLSA EUROPA-Índices caminham para 1a semana de ganhos em um mês

LONDRES, 20 Abr (Reuters) – Uma recuperação das ações do setor bancário compensou as perdas nos setores de tecnologia e de energia nesta sexta-feira e manteve o índice das principais ações europeias a caminho da primeira semana de ganhos em quase um mês.
O setor bancário da zona do euro subia 1,7 por cento, liderado pelo BNP-Paribas e Société Généraleapós o BofA Merrill Lynch elevar sua recomendação sobre as ações, dizendo que elas eram agora atraentes, mesmo levando-se em conta os significativos riscos relacionados à dívida.
As ações dos dois gigantes franceses acumulam queda de 19,7 e 23,9 por cento, respectivamente, desde o início do mês em meio às preocupações com a crise de dívida da zona do euro foram retomadas pelo cenário fiscal da Espanha e incertezas antes das eleições presidenciais na França.
O índice das principais ações europeias FTSEurofirst 300subia 0,33 por cento, para 1.044 pontos às 8h35 (horário de Brasília), enquanto o indicador de blue-chips Euro STOXX 50 avançava 0,95 por cento, para 2.306 pontos.
O índice DAX, da Alemanha, com alta de 0,88 por cento, tinha um dos melhores desempenhos entre os índices regionais, após dados mostrarem que a confiança do empresário subiu inesperadamente pelo sexto mês consecutivo em abril, num sinal de que a maior economia da Europa continua superando seus parceiros da região e afastando temores sobre a crise da dívida da zona do euro.
No entanto, os investidores estavam relutantes em forçar maiores ganhos antes do delicado encontro do Fundo Monetário Internacional (FMI) neste final de semana.
O pedido do FMI para aumentar seus fundos com o objetivo de administrar a crise encontrou um obstáculo na quinta-feira, quando o Brasil exigiu mais poder no FMI para economias emergentes como uma condição para emprestar mais dinheiro.
Mas nesta sexta-feira, a Rússia afirmou que o G20 e países emergentes estào prontos para dedicar novos recursos suficientes para atender ao pedido da diretor-gerente do FMI, Christine Lagarde, de pelo menos 400 bilhões de dólares.
Veja o desempenho das bolsas da Europa 8h35:
BOLSAPONTUAÇÃOVARIAÇÃO %
Londres5.759+0,26
Frankfurt6.727+0,85
Paris3.187+0,42
Madri6.994+1,26
Milão14.379+0,65
Lisboa5.186+0,19
Veja como se comportaram as bolsas asiáticas
(Reportagem de Francesco Canepa)
REUTERS NC AAJ