Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

BOLSA EUROPA-Índice fecha na mínima em duas semanas

(Texto atualizado com mais detalhes e cotações)

LONDRES, 14 Dez (Reuters) – O principal índice das ações europeias caiu à mínima em duas semanas nesta quarta-feira, em meio a um baixo volume de negócios, conforme novos rumores de um rebaixamento da nota de crédito da França se somaram a preocupações de que a crise de dívida da zona do euro prejudicará a recuperação global.

O índice FTSEurofirst 300, referência para o mercado de ações da região, fechou em queda de 2,1 por cento, para 952 pontos, acelerando as perdas à tarde por rumores de que a França, segunda maior economia da Europa, perderia seu rating “AAA”, o que poderia prejudicar os esforços para conter a crise de dívida.

O sentimento foi golpeado por comentários do Federal Reserve, que alertou na véspera que a situação da zona do euro poderia afetar o crescimento da maior economia do mundo, embora não tenha anunciado novas medidas de estímulo.

“Eles vão esperar para ver algum movimento na zona do euro antes de fazer algo em seu próprio país”, disse o gestor da Pioneer Investments Fabio di Giansante, responsável por um fundo de 584 milhões de euros (756 milhões de dólares) exposto à zona do euro.

Em LONDRES, o índice Financial Times fechou em baixa de 2,25 por cento, a 5.366 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 1,72 por cento, para 5.675 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 3,33 por cento, a 2.976 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 2,84 por cento, para 14.430 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 retrocedeu 1,75 por cento, a 8.182 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 encerrou em queda de 1,39 por cento, para 5.268 pontos.

(Por Francesco Canepa)

REUTERS JCG SC