Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

BOLSA EUROPA-Índice engata sexto pregão consecutivo de baixa

(Texto atualizado com mais detalhes e comentário de profissional do mercado)

LONDRES, 24 de novembro (Reuters) – O principal índice das ações europeias fechou em queda pelo sexto pregão consecutivo nesta quinta-feira, em meio a um menor volume de negócios, depois que a chanceler alemã, Angela Merkel, reafirmou sua posição contra modificar o papel do Banco Central Europeu (BC) para amenizar a crise de dívida na zona do euro.

Com base em dados preliminares, o FTSEurofirst 300, referência do mercado de ações europeu, caiu 0,1 por cento, para 901 pontos, numa sessão volátil.

Fatores técnicos, contudo, impediram o mercado de cair mais, com muitas ações de bancos em território excessivamente vendido. O índice STOXX Europe 600 para bancos subiu 1,3 por cento, mas interrompeu os ganhos após as declarações de Merkel.

“Os comentários sobre o BCE foram uma clara mensagem para o mercado não esperar nada no curto prazo”, disse a gestora de fundos do fundo de ações europeu Ashburton Veronika Pechlaner.

“O mercado está se voltando para o BCE, uma vez que apenas ele tem o poder de fogo necessário para ajudar a situação. A questão é quanto risco sistêmico você tem antes de alguma coisa ser feita.”

Em LONDRES, o índice Financial Times fechou em baixa de 0,24 por cento, a 5.127 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 0,54 por cento, para 5.428 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 teve variação negativa de 0,01 por cento, a 2.822 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 0,03 por cento, para 13.920 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou oscilação negativa de 0,23 por cento, a 7.721 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 encerrou em queda de 0,85 por cento, para 5.185 pontos.

(Por Joanne Frearson)