Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

BOLSA EUROPA-Índice cai 3,4% com referendo na Grécia

(Texto atualizado com mais informações)

LONDRES, 1o de novembro (Reuters) – As bolsas de valores europeias anularam boa parte dos ganhos de outubro nesta terça-feira, no pior dia em mais de um mês, após a surpresa com o projeto de um referendo na Grécia sobre a ajuda internacional ao país provocar intensas vendas em todos os setores.

O índice FTSEurofirst 300 recuou 3,44 por cento, para 961 pontos.

O referendo, anunciado no fim da segunda-feira, alimentou incertezas sobre a resolução da crise europeia, aumentando o medo de um calote desordenado da Grécia e de um contágio para economias maiores, como a Itália.

A notícia causou a ira de países europeus, políticos locais e participantes do mercado antes de um encontro de líderes do G20 nesta semana. Com isso, as ações recuaram de volta à faixa em que operavam entre agosto e setembro.

Bancos europeus e seguradoras tiveram as maiores quedas, com baixa de 9,3 por cento e 8,8 por cento dos índices setoriais, respectivamente.

“Os bancos provavelmente devem experimentar tempos muito difíceis no próximo ano e meio, dois anos, então continuamos com uma exposição muito abaixo da média ao setor”, afirmou o gestor de fundos da King & Shaxson, Wayne Bishop, que gerencia 145 milhões de libras (234 milhões de dólares) em ativos.

Em LONDRES, o índice Financial Times fechou em queda de 2,21 por cento, a 5.421 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX recuou 5,0 por cento, para 5.834 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 caiu 5,38 por cento, para 3.068 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib encerrou em baixa de 6,8 por cento, a 14.928 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou perda de 4,19 por cento, para 8.579 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 teve desvalorização de 3,68 por cento, para 5.654 pontos.

(Reportagem de Simon Jessop)