Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

BOLSA EUROPA-Cúpula da UE preocupa e pressiona mercados

Por Da Redação 9 dez 2011, 07h40

LONDRES, 9 de dezembro – As bolsas de valores da Europa operavam em leve alta nesta sexta-feira, após três dias de declínios, com um acordo entre a maioria dos líderes regionais num encontro da União Europeia (UE) para promover uma integração mais forte e regras orçamentárias mais rígidas.

Às 8h17 (horário de Brasília), o índice das principais ações europeias FTSEurofirst 300 subia 0,18 por cento, aos 975 pontos.

Os líderes da União Europeia concordaram com regras orçamentárias mais rígidas para a zona do euro, mas não conseguiram garantir mudanças no tratado do bloco entre todos os 27 Estados-membros, o que significa que o acordo terá de envolver apenas os países do euro e outros que quiserem aderir.

“Isso não nos leva muito adiante. Não tenho certeza se fizemos muito progresso no que se refere às questões necessárias”, disse o diretor da Seven Investment Management, Justin Urquhart Stewart. “Se você fez algum lucro em ações, talvez seja o momento de realizar esse lucro.”

O índice das ações de bancos caía 0,9 por cento. O órgão regulador bancário da Europa disse que os bancos do continente precisam encontrar 114,7 bilhões de euros em capital adicional, mais que o previsto há dois meses, para torná-los fortes o suficiente para suportar a crise da dívida da zona do euro e restaurar a confiança.

(Reportagem de Brian Gorman)

REUTERS MP HBB

Continua após a publicidade

Publicidade