Clique e assine a partir de 9,90/mês

BOLSA EUROPA-Bancos ditam quarto rali seguido em ações europeias

Por Da Redação - 19 jan 2012, 14h15

(Texto atualizado com mais informações)

LONDRES, 19 Jan (Reuters) – Os principais índices acionários europeus avançaram pela quarta sessão consecutiva nesta quinta-feira, conforme bons leilões de dívida de países da zona do euro e balanços encorajadores de importantes bancos norte-americanos provocaram um rali liderado por ações do setor financeiro.

Papéis de bancos da zona do euro -que tombaram 38 por cento no ano passado com temores sobre suas posses de dívidas soberanas- avançaram 7,44 por cento com a demanda saudável por bônus franceses e espanhóis, num sinal de confiança na habilidade de governos locais de refinanciar sua dívida.

O índice FTSEurofirst 300, referência para o mercado de ações da Europa, encerrou em alta de 1,1 por cento, para 1.045 pontos, segundo dados preliminares. O volume correspondeu a 135 por cento da média diária de 90 dias.

Continua após a publicidade

Os resultados no quarto trimestre do Morgan Stanley, que superaram as expectativas de analistas, também ampararam o mercado, assim como os do Bank of America, que reverteu sua perda no ano anterior.

O crescente apetite por risco impulsionou algum movimento de realização de lucros em setores defensivos como os de serviços essenciais, saúde e alimentação, com recuo entre 0,5 e 0,6 por cento. Tais segmentos tendem a ter melhor performance quando investidores estão pessimistas.

“Ações que têm estado fracas, como as do setor financeiro, estão subindo, e o que estava forte agora está excessivamente comprado”, disse a diretora da empresa de análise técnica Day By Day, Valerie Gastaldy.

Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 0,68 por cento, a 5.741 pontos.

Continua após a publicidade

Em FRANKFURT, o índice DAX ganhou 0,97 por cento, para 6.416 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 subiu 1,96 por cento, a 3.328 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 2,45 por cento, para 15.651 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 avançou 2,17 por cento, a 8.603 pontos.

Continua após a publicidade

Em LISBOA, o índice PSI20 teve oscilação positiva de 1,32 por cento, para 5.477 pontos.

(Reportagem de Francesco Canepa)

REUTERS PJ PD

Publicidade