Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

BOLSA EUROPA-Ações têm leve alta por dados dos EUA e Grécia

(Texto atualizado com mais informações)

LONDRES, 16 Fev (Reuters) – As ações europeias recuperaram-se no final da sessão para fechar com leve alta nesta quinta-feira, uma vez que números da economia norte-americana acima do esperado e notícias de que a Grécia e seus credores internacionais concordaram nos cortes de orçamento de 325 milhões de euros incentivaram os investidores a voltar aos ativos.

O índice europeu das principais ações europeias FTSEurofirst 300 fechou em alta de 0,11 por cento, a 1.076 pontos. O índice chegou a 1.064 na mínima do dia.

O indicador passou a maior parte da sessão em território negativo, com a Grécia enfrentando obstáculos para assegurar um regate. No entanto, fontes do governos afirmaram depois que o país e os seus credores internacionais concordaram em como atingir o corte orçamentário no valor de 325 milhões de euros.

“É uma luta longa e difícil, mas a visão geral é que eventualmente haverá alguma solução, porque um calote da Grécia não é do interesse dos membros da zona do euro, como a Alemanha”, afirmou o chefe de pesquisa do BNP Paribas Fortis Global Markets, Philippe Gijsels.

“Os volumes estão baixos. As pessoas não querem ficar vendidas antes do final de semana, uma vez que mais notícias positivas podem surgir sobre a Grécia nos próximos dias. Os dados da economia norte-americana também ajudaram o mercado e nós podemos ver mais altas modestas no mercado na sexta-feira”.

Dados mostratam que os novos pedidos de auxílio-desemprego dos Estados Unidos caíram inesperadamente na última semana para o menor nível em quatro anos, enquanto o dado de construções de novas moradias veio melhor do que o previsto. A ritmo da atividade das fábricas no Meio-Atlântico do país ganhou força em fevereiro, com a aceleração das novas encomendas.

Em LONDRES, o índice Financial Times caiu 0,12 por cento, a 5.885 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX perdeu 0,09 por cento, para 6.751 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 subiu 0,09 por cento, a 3.393 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib depreciou-se 0,87 por cento, para 16.370 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 cedeu 2,10 por cento, a 8.558 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 teve queda de 0,93 por cento, para 5.605 pontos.

(Reportagem de Atul Prakash)

REUTERS NC PD