Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

BOLSA EUROPA-Ações caem enquanto dívida se foca na Espanha

(Texto atualizado com informações após o fechamento)

Por Toni Vorobyova

LONDRES, 12 Mar (Reuters) – As ações europeias fecharam em queda nesta segunda-feira, com o otimismo sobre o acordo na Grécia cedendo espaço para preocupações sobre os níveis da dívida em outras partes da região, como a Espanha, o que causou um debandada de investidores de ações do setor bancário.

O índice das principais ações europeias FTSE Eurofirst 300fechou em queda de 0,21 por cento, a 1.077 pontos.

Preocupações sobre a dívida grega continuaram firmemente no horizonte apesar da troca de dívida da semana passada, com a reunião de segunda-feira da zona do euro pronta para autorizar seu resgate e com a participação do Fundo Monetário Internacional a ser determinada durante a semana.

O índice-termômetro de Madri teve performance fraca, tendo oscilação negativa de 1,2 por cento enquanto a Espanha se preparava para palavras difíceis de autoridades da zona do euro que se reunirão mais tarde nesta segunda-feira após anunciar que não conseguiria alcançar sua meta de déficit para o ano.

“Os fatores de risco estão a nossa frente e temos um mercado que já alcançou nossos objetivos para o fim de ano”, disse Sylvain Goyon, chefe de estratégia de mercado de ações pan-Europeu no Natixis, em Paris. “Não há combustível de curto a médio-prazo para comprar agressivamente no mercado, e é por isso que estamos cautelosos”.

O índice amplo STOXX 600 fechou em baixa de 0,2 por cento a 264,87 pontos, cortando seus ganhos no ano para 8,6 por cento e mantendo-se acima da meta do final de 2012 do Natixis de 263. .

Sublinhando as preocupações de investidores, os yields de bônus com vencimento de dez anos do governo alemão , que são vistos como um porto-seguro, atingiram a mínima em dois meses, enquanto os yields da Espanhae de Portugal -que já receberam pacotes de resgate- subiram.

Em LONDRES, o índice Financial Times fechou em alta de 0,09 por cento, a 5.892 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 0,31 por cento, para 6.901 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,07 por cento, para 3.490 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 0,13 por cento, para 16.457 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 retrocedeu 1,24 por cento, para 8.180 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 encerrou em queda de 1,47 por cento, para 5.570 pontos.

((Tradução da Redação Rio de Janeiro; +5521 2223-7155

REUTERS SPA FC BBF