BOLSA EUROPA-Ações atingem mínima em 7 dias, autos recuam

Por Atul Prakash
LONDRES, 6 Mar (Reuters) – As bolsas de valores da Europa atingiram o menor nível em uma semana nesta terça-feira, à medida que novas preocupações sobre o crescimento da Europa e da China, maior consumidora de metais do mundo, levaram investidores a cortar suas exposições ao risco.
As ações aumentaram perdas durante a sessão, e traders citaram um rumor de que a reetruturação grega não acontecerá até a próxima semana, o que acelerou o declínio enquanto o fraco desempenho da PSA Peugeot Citroen pesava nas ações do setor automotivo.
Ainda não está claro quanta participação Atenas verá em seu swap de títulos e um fracasso em um acordo pode colocar a Grécia de volta à beira de um default.
Uma autoridade do ministério das Finanças da Grécia negou que haja qualquer plano para estender o prazo final de 8 de março para investidores participarem do swap de títulos.
O índice FTSEurofirst 300 das principais ações europeias caía 1,26 por cento, a 1.066, às 8h28 (horário de Brasília).
O setor de veículos tinha queda de 2,43 por cento, entre as maiores perdas do mercado, liderado pelo recuo da Peugeot depois que a montadora revelou detalhes de seu aumento de capital de 1 bilhão de euros, que será feito com um desconto de cerca de 42 por cento sobre o fechamento da ação na segunda-feira.
Analistas disseram que recentes dados macroeconomicos desencorajadores fizeram investidores vender ações, mas o cenário de longo prazo do mercado permanece positivo.
“Os últimos dados da zona do euro, especialmente em um momento em que as principais operações de liquidez do Banco Central Europeu estão encerradas, levantaram preocupações de recessão e decepcionaram os mercados. Além disso, a China reduziu sua previsão de crescimento”, disse o estrategista Koen De Leus, do KBC Securities, em Bruxelas.
Veja a seguir o comportamento de bolsas da Europa às 8h28:
BOLSAPONTUAÇÃOVARIAÇÃO %
Londres5.815-1,02
Frankfurt6.771-1,39
Paris3.436-1,46
Madri8.277-2,08
Milão16.493-1,75
Lisboa5.569-1,26
Veja como se comportaram as bolsas asiáticas:
((Tradução da Redação Rio de Janeiro; +5521 2223-7155
REUTERS SPA AAJ