Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

BOLSA EUA-Wall Street cai diante de dúvidas sobre cúpula da UE

Por Angela Moon

NOVA YORK, 25 Jun (Reuters) – As ações norte-americanas recuavam nesta segunda-feira, quando investidores ficaram cautelosos antes da cúpula da União Europeia (UE) nesta semana, que muitos temem fazer pouco para diminuir as preocupações com a piora da crise na zona do euro.

Às 14h17 de Brasília, o Dow Jones caía 1,32 por cento, a 12.474 pontos, enquanto o S&P 500 tinha retração de 1,82 por cento, a 1.310 pontos. O índice de tecnologia Nasdaqperdia 2,05 por cento, a 2.832 pontos.

Os setores de energia e de bancos lideravam as perdas do índice S&P 500. Os futuros do petróleo caíam para perto do menor nível em oito meses, registrado na semana passada, e notícias de que a Espanha pediu ajuda oficial aos bancos do país pressionavam as ações do setor financeiro.

O índice do setor de energia do S&P 500 recuava 2,45 por cento, enquanto o índice do segmento financeirocedia 2,49 por cento.

A Espanha pediu formalmente nesta segunda-feira à zona do euro o resgate -que pode chegar a 100 bilhões de euros- para recapitalizar os bancos do país, dizendo que a quantia final do empréstimo será determinada num próximo estágio.

Alguns especialistas do mercado dizem que esse pedido é meramente um prelúdio de um resgate total para a Espanha.

Os mercados continuam a reagir às notícias sobre a Europa, já que a crise da dívida no continente pode prejudicar ainda mais a economia global, que já está desacelerando.

Medidas de austeridade forçadas pela Alemanha colocaram a Grécia numa longa recessão. Investidores temem que a Espanha possa ir pelo mesmo caminho, uma vez que os custos de empréstimo da dívida espanhola continuam altos.

REUTERS NC DFG