Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

BOLSA EUA-Wall St tem leve alta com temores sobre zona do euro

Por Angela Moon

NOVA YORK, 26 Jun (Reuters) – As ações norte-americanas registravam leve alta nesta terça-feira, na medida em que uma forte alta nos custos de empréstimo de títulos espanhóis e fracos dados do consumidor norte-americano mantinham os investidores longe de ativos de risco antes da cúpula dos líderes da União Europeia (UE) nesta semana.

Às 14h04 (horário de Brasília), o indicador Dow Jonessubia 0,19 por cento, a 12.526 pontos, enquanto o S&P 500tinha valorização de 0,42 por cento, a 1.319 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq ganhava 0,47 por cento, a 2.849 pontos.

Os custos de empréstimo de títulos de curto prazo da Espanha quase triplicaram no leilão realizado nesta terça-feira, quando o país vendeu 3,08 bilhões de euros em dívida de curto prazo, com o Tesouro pagandos as taxas mais altas para vender os papéis desde novembro.

A expectativa é de que os pregões sejam voláteis antes da cúpula de dois dias entre líderes da UE que começa na quinta-feira. Apesar de os investidores não terem expectativas altas, qualquer progresso feito no encontro em termos de aumentar a cooperação para combater a crise da dívida da região, que já dura 30 meses, pode alimentar novamente o apetite por ativos de risco.

“O mercado não está esperando muito, mas isso é na verdade algo positivo. Eu acredto que sementes para uma solução (para a crise da dívida da zona do euro) serão plantadas na cúpula, o que trará alívio para os mercados”, disse o economista-chefe de mercado do Rockwell Global Capital em Nova York, Peter Cardillo.

A confiança do consumidor dos Estados Unidos caiu para o menor nível em cinco meses em junho, segundo informou o grupo Conference Board, mas dados separados sobre o mercado imobiliário mostraram que os preços de moradias subiram pelo terceiro mês seguido em abril, sugerindo que a recuperação do setor está ganhando força.

REUTERS NC CMO