Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

BOLSA EUA-Mercados sobem à espera de possível resgate à Espanha

Por Edward Krudy

NOVA YORK, 8 Jun (Reuters) – As ações norte-americanas subiam nesta sexta-feira. Investidores seguiam cautelosos após fontes afirmarem à Reuters que a Espanha deve pedir no fim de semana ajuda para recapitalizar seus bancos em dificuldades.

Às 14h14 (horário de Brasília), o indicador Dow Jonessubia 0,60 por cento, a 12.534 pontos, enquanto o S&P 500tinha valorização de 0,61 por cento, a 1.323 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq tinha ganhos de 0,71 por cento, a 2.851 pontos.

Espera-se que a Espanha peça ajuda à União Europeia (UE) para recapitalizar bancos com objetivo de impedir uma piora nos mercados, segundo afirmaram fontes da UE e da Alemanha.

Num sinal de como a crise europeia e a desaceleração da economia global estão afetando as corporações norte-americanas, o McDonald’s reportou um aumento abaixo do esperado nas vendas globais em maio e alertou que as medidas de austeridade na Europa estão tendo impacto. As ações caíam 2,05 por cento.

“O sistema bancário europeu está subcapitalizado, e os mercados estão subindo e descendo baseados no entusiasmo de um plano para recapitalizá-lo”, disse o vice-presidente de investimentos do Harbor Advisory Corp em Portsmouth, New Hampshire, Jack de Gan.

Apesar da cautela, o índice S&P 500 caminhava para a melhor semana desde março, depois de um rali substancial no meio da semana. Esse movimento aconteceu pouco tempo depois que o índice caiu abaixo da média móvel de 200 dias, o que alguns analistas disseram ser uma recuperação de um excesso de vendas. A semana forte também vem após o pior mês desde setembro.

REUTERS NC