Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

BOLSA EUA-Mercados operam em alta diante de dados mistos

* Dados apontam para crescimento econômico modesto

* Índice S&P 500 se aproxima de fechar o ano no território positivo

Por Chuck Mikolajczak

NOVA YORK, 23 Dez (Reuters) – As bolsas dos Estados Unidos operam em alta nesta sexta-feira, com o índice S&P 500 a caminho do quarto dia consecutivo de ganhos, na medida em que uma série de dados econômicos apontava para uma economia que continuou a crescer em ritmo moderado.

As encomendas de bens de capital não militares excluindo aeronaves – uma medida importante do investimento empresarial – diminuíram 1,2 por cento em novembro, após declínio de 0,9 por cento em outubro. Os gastos dos consumidores foram mornos no mês.

Em outro relatório, as vendas de novas residências aumentaram para uma máxima de sete meses em novembro, e a oferta de casas no mercado foi a menor em cinco anos e meio, aumentando os sinais de uma recuperação inicial do setor.

“Os dados em si têm sido modestamente mais fortes no quarto trimestre, mas nada que mude o roteiro básico de crescimento lento”, disse Andrew Slimmon, diretor-administrativo de Soluções de Investimentos Globais do Morgan Stanley Smith Barney em Chicago.

“O que é tão trágico sobre 2011 é que os investidores reagiram mal a um roteiro econômico que foi incrivelmente consistente. A economia foi bem menos volátil do que as expectativas dos investidores em relação ao que vinha ocorrendo.”

Às 15h37 (horário de Brasília), o índice Dow Jones ganhava 0,81 por cento, para 12.268 pontos. O Standard & Poor’s 500subia 0,74 por cento, para 1.263 pontos. O índice Nasdaq das ações tecnológicas adicionava 0,64 por cento, para 2.616 pontos.

O índice S&P subiu 3,1 por cento nesta semana, na medida em que os dados apontaram para uma melhora gradual na economia, aproximando o índice de ficar pouco acima da marca inalterada no ano.

O volume era fraco antes do fim de semana prolongado do Natal, o que poderia exagerar as oscilações do mercado. A Bolsa de Nova York vai funcionar em horário normal nesta sexta-feira, mas o mercado de bônus fecha às 17h (horário de Brasília).

O Congresso dos EUA aprovou uma extensão de dois meses de uma desoneração fiscal da folha de pagamentos para 160 milhões de trabalhadores norte-americanos que, em caso contrário, acabaria em 31 de dezembro, encerrando um ano tumultuado de batalhas sobre gastos e impostos.

A SunPower Corp saltou 10,8 por cento depois que a fabricante de painéis solares fechou acordo para comprar a rival Tenesol, uma unidade da francesa Total. Ao mesmo tempo, a Total está comprando 18,6 milhões de ações da SunPower, elevando sua participação para cerca de 66 por cento.

REUTERS HBB SC