Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

BOLSA EUA-Mercado tem leve queda, atento a preços do petróleo

Por Rodrigo Campos

NOVA YORK, 2 de março (Reuters) – As bolsas de valores dos Estados Unidos operavam em leve baixa nesta sexta-feira, num dia de fraca agenda macroeconômica. Ainda assim, os índices Standard and Poor’s 500 e Nasdaq caminham para fechar sua oitava semana de ganhos dentre as últimas nove.

Às 12h48 (horário de Brasília), o índice Dow Jones, referência da Bolsa de Nova York, caía 0,06 por cento, para 12.973 pontos. O S&P 500 tinha queda de 0,16 por cento, aos 1.371 pontos. O termômetro de tecnologia Nasdaqsubia 0,03 por cento, a 2.989 pontos.

O S&P 500 tem oscilado numa estreita faixa nas últimas duas semanas, de forma geral mantendo os ganhos de quase 9 por cento desde o início do ano. Os futuros do S&P podem fechar sua nona semana consecutiva de ganhos, maior série positiva desde o final de janeiro de 2004.

“Esse tem sido um forte movimento de alta nos preços e é incomum que continue”, disse o presidente da empresa de investimentos LibertyView Capital Management, Rick Meckler, em Nova York.

As ações de energia eram as que mais influenciavam o mercado. Os preços futuros do petróleo negociado em Nova Yorkcaíam mais de 1 por cento, para abaixo de 108 dólares por barrol, um dia após alcançarem o maior nível em 10 meses, acima de 110 dólares o barril, devido a preocupações com a oferta no Oriente Médio.

O temor é de que uma forte alta nos preços do petróleo e da gasolina reduza o gasto do consumidor e golpeie a recuperação econômica.

REUTERS JCG PD