Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

BOLSA EUA-Mercado cai por preocupações com economia

NOVA YORK, 5 de março (Reuters) – As principais bolsas de valores dos Estados Unidos recuavam nesta segunda-feira, após dados mostrando declínio na atividade do setor privado na Europa no mês passado e a redução na meta de crescimento da China darem a investidores um argumento para uma pausa.

Mas as perdas eram limitadas, num sinal de que investidores estão buscando comprar na baixa, com as ações mais baratas atraindo aqueles que apostam numa melhora da economia norte-americana e os que podem ter perdido o rali deste ano.

Às 12h47 (horário de Brasília), o índice Dow Jones, referência da Bolsa de Nova York, caía 0,55 por cento, para 12906 pontos. O Standard and Poor’s 500 tinha queda de 0,57 por cento, aos 1362,26 pontos. O termômetro de tecnologia Nasdaq cedia 0,58 por cento, a 2959,61 pontos.

“Você provavelmente tem alguma compra na baixa…”, disse o estrategista-chefe de investimentos da Channel Capital Research.com, Doug Roberts, em Shrewsbury, Nova Jersey.

As ações de matérias-primas -sensíveis a sinais de desaceleração na economia chinesa, consumidora voraz de commodities- estavam entre as maiores influências negativas. O índice S&P para o setor de matérias-primas recuava 1,59 por cento, enquanto a produtora de alumínio Alcoa caía 2,6 por cento.

O premiê chinês, Wen Jiabao, cortou a meta de crescimento da economia chinesa em 2012 para 7,5 por cento, menor taxa em oito anos, e destacou como prioridade impulsionar a demanda do consumidor, com esperanças de reduzir a dependência da demanda e fluxo de capital externos.

Na zona do euro, o índice composto que mede a atividade de empresas manufatureiras e de serviços da região caiu para 49,3 por cento em fevereiro, abaixo da leitura preliminar de 49,7 e da leitura de janeiro, de 50,4. Leituras abaixo de 50 indicam contração na atividade.

(Reportagem de Edward Krudy)

REUTERS JCG DF