Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

BOLSA EUA-Melhor dia em 2 semanas leva S&P a máxima em 9 meses

(Texto atualizado com informações após o fechamento)

Por Chuck Mikolajczak

NOVA YORK, 16 Fev (Reuters) – O índice S&P 500 atingiu sua maior alta em 9 meses, impulsionado por dados fortes sobre a economia do país e aumento na esperança por um pacote de resgate à Grécia na próxima semana.

O índice Dow Jones, referência da bolsa de Nova York, avançou 0,96 por cento, para 12.904 pontos. O índice Standard & Poor’s 500 teve valorização de 1,10 por cento, para 1.358 pontos. O termômetro de tecnologia Nasdaq subiu 1,51 por cento, para 2.959 pontos.

O S&P 500 registrou seu maior ganho percentual em duas semanas, superando várias sessões de oscilação.

Setores sensíveis ao crescimento econômico pautaram o mercado, com tecnologias, materiais e financeiros liderando o caminho num dia em que todos os dez setores do S&P 500 fecharam em alta.

Mesmo com os ganhos de quinta-feira, índices acionários continuaram em faixas estreitas, com a barreira dos 1.360, que foi citada por investidores em relação ao S&P 500, sendo um impedimento a mais ganhos.

“Nós realmente precisamos forçar nosso caminho através dessa barreira. Nós já estivemos lá e nós já falhamos aqui antes”, disse Stephen Massocca, diretor administrativo do Wedbush Morgan em San Francisco.

Ações de bancos tiveram valorização, ignorando um aviso do Moody’s sobre um possível rebaixamento aos ratings de créditos de 17 instituições financeiras globais e 114 europeias.

A Grécia espera conseguir o aval, na segunda-feira, dos ministros de Finanças da zona do euro para começar um swap de dívidas com credores privados, disse um porta-voz do governo grego, chegando mais perto de evitar um default caótico. Isso deu início ao rali do dia, particularmente em papéis financeiros.

REUTERS BBF PD FC