BOLSA EUA-Índices sobem por dados, mirando votação no Congresso

Por Ashley Lau
NOVA YORK, 28 de julho (Reuters) – As bolsas de valores dos Estados Unidos avançavam nesta quinta-feira, impulsionadas por dados mostrando alta inesperada nas vendas pendentes de moradias e queda nos pedidos de auxílio-desemprego. Os negócios, no entanto, eram voláteis, com os investidores aguardando a votação de um plano para impedir uma eventual moratória da dívida pública norte-americana.
No último pregão, os mercados de Nova York registraram a maior queda em oito semanas. A incerteza sobre a capacidade de Washington para aprovar um plano de redução de déficit antes de 2 de agosto deixava os investidores nervosos, com a possibilidade de calote de dívida e de redução da nota de crédito do país.
Uma lei para cortar o déficit e elevar o limite de endividamento dos Estados Unidos é esperada após o fechamento do mercado. O presidente da Câmara dos Deputados, John Boehner, insiste na aprovação de uma proposta na Casa de maioria republicana, enquanto o Senado, controlado pelos democratas, busca uma outra alternativa.
Às 14h23 (horário de Brasília), o índice Dow Jones, referência da bolsa de Nova York, subia 0,21 por cento, para 12.327 pontos. O índice Standard & Poor’s 500 avançava 0.46 por cento, a 1.310 pontos.
O termômetro de tecnologia Nasdaq ganhava 0,93 por cento, para 2.790 pontos.
A Exxon Mobil, maior companhia petrolífera do mundo, informou que os preços altos do petróleo contribuíram para o aumento do lucro no segundo trimestre, mas seus resultados ficaram abaixo das expectativas. As ações da Exxon caíam 1,8 por cento, para 81,8 dólares.
O índice de construção de moradias do Dow Jones subia 1,37 por cento.