Assine VEJA a partir de R$ 9,90/mês.

BOLSA EUA-Índices saltam 2% após dados de indústria e construção

Por Da Redação - 3 jan 2012, 13h33

NOVA YORK, 3 Jan (Reuters) – As principais bolsas de valores dos Estados Unidos iniciavam 2012 com um forte rali, após dados mostrarem nesta terça-feira que a atividade no setor manufatureiro e os gastos com construção no país aceleraram, sinalizando que a recuperação da economia está ganhando ritmo.

Às 14h31 (horário de Brasília), o índice Dow Jones, referência da Bolsa de Nova York, subia 1,94 por cento, para 12.455 pontos. O Standard and Poor;s 500 avançava 2,02 por cento, a 1.282 pontos. O termômetro de tecnologia Nasdaqganhava 2,09 por cento, aos 2.659 pontos.

Os relatórios reforçaram o otimismo do mercado visto desde cedo, estimulado por números da China e da Alemanha sugerindo que a economia global está no caminho certo para melhorar.

O ritmo de crescimento do setor manufatureiro norte-americano acelerou-se em dezembro, em seu melhor mês desde junho, enquanto um alta nas novas encomendas sugeriu boa performance em 2012. Outro relatório mostrou que os gastos com construção saltaram em novembro para perto de uma máxima em um ano e meio.

Publicidade

“A grande notícia é que não tem havido notícia ruim vindo da Europa, então os investidores podem se concentrar… em nossos dados econômicos melhores”, disse o presidente executivo da Longbow Asset Management, Jake Dollarhide, em Tulsa, Oklahoma.

“As pessoas estão muito otimistas de que 2012 vai se mostrar um grande ano para a recuperação e para o mercado de ações.”

(Por Angela Moon)

REUTERS JCG PD

Publicidade