Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

BOLSA EUA-Índices recuam, mas S&P crava 3ª alta semanal

(Texto atualizado com informações após o fechamento)

Por Ryan Vlastelica

NOVA YORK, 2 Mar (Reuters) – Os índices Standard and Póor’s 500 e o Nasdaq terminaram sua oitava semana de ganhos nas últimas nove, mas perderam fôlego nesta sexta-feira, com os preços das ações fechando em baixa após uma sessão de poucas trocas.

O índice Dow Jones, referência da Bolsa de Nova York, teve variação negativa de 0,02 por cento, para 12.977 pontos. O índice Standard & Poor’s 500 teve desvalorização de 0,32 por cento, para 1.369 pontos. O termômetro de tecnologia Nasdaqcaiu 0,43 por cento, para 2.976 pontos.

No acumulado da semana, o S&P 500 avançou 0,3 por cento e o Nasdaq teve oscilação positiva de 0,4 por cento. Mas o Dow fechou o período com variação negativa de 0,05 por cento.

Ações do setor de energia foram as maiores perdedoras no amplo declínio, caindo paralelamente aos preços do petróleo bruto, embora outros grupos cíclicos, incluindo industriais e financeiros, também tenham perdido terreno.

O S&P 500 também avançou quase 9 por cento desde o começo do ano. Mas dados econômicos mistos e tensões entre Irã e Israel têm dado a investidores poucas razões recentemente para empurrar o mercado acima após três semanas de ganhos para o índice.

“Nós estamos em um pequeno recuo, mas isso é esperado após um rali bastante forte”, disse David Kelly, chefe de estratégia de mercado no JPMorgan Funds em Nova York, acrescentando que considera ações mais baratas do que outras classes de ativos, como bônus.

“A menos que algo grande aconteça, continuaremos a nos mover para cima”, disse. “É como se estivéssemos tentando encontrar um caminho numa sala escura: estamos fazendo progresso, mas lentamente em função de toda a incerteza sobre a Europa e o Oriente Médio”.

O setor mais forte do dia foi o de telecomunicações, que subiu 0,5 por cento. O grupo, que é considerado um setor defensivo, foi liderado pela AT&T, que teve valorização de 0,8 por cento a 30,87 dólares, e Verizon, que subiu 0,6 por cento a 38,67 dólares. Ambas as ações são incluídas no Dow.

REUTERS BBF PD JCG