Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

BOLSA EUA-Índices fecham em baixa; S&P encerra 5 semanas de alta

(Texto atualizado com mais informações)

Por Ryan Vlastelica

NOVA YORK, 10 Fev (Reuters) – O S&P 500 registrou sua maior queda percentual até agora em 2012 nesta sexta-feira, depois que uma reviravolta no altamente antecipado acordo da Grécia encerrar uma série de cinco semanas de ganhos para as ações.

O índice Dow Jones, referência da bolsa de Nova York, recuou 0,69 por cento, para 12.801 pontos. O índice Standard & Poor’s 500 teve desvalorização de 0,69 por cento, para 1.342 pontos. O termômetro de tecnologia Nasdaq caiu 0,80 por cento, para 2.903 pontos.

Todos com a exceção de um dos 30 componentes do Dow Jones terminaram em baixa, enquanto todos os 10 setores do S&P 500 caíram, com os maiores perdedores sendo os setores cíclicos como energia, financeiros e materiais.

O índice CBOE Volatility, muitas vezes identificado como o “índice de medo” de Wall Street, subiu 11,6 por cento, seu maior ganho percentual em três meses.

Investidores têm aguardado ansiosamente um pacote de resgate para a Grécia para que o país possa evitar um default desordenado.

Finalmente chegou-se a um acordo nesta semana mas quase imediatamente encontrou problemas quando líderes europeus pediram medidas de austeridade adicionais e alguns legisladores gregos disseram que não aprovariam a decisão.

O ministro das finanças da Grécia, Evangelos Venizelos, disse que a nação ainda precisa chegar a uma decisão sobre aceitar ou não os termos do resgate em dias.

“Investidores estão tentando determinar quão perturbador isso pode acabar sendo, e se você quer investir num grupo como os financeiros, precisa ter muito cuidado com sua posição”, disse Duncan Richardson, vice-presidente de investimento em ações no Eaton Vance, em Boston. “Há ainda muita preocupação, e isso é amplificado por qualquer obstáculo como esse”.

A ação do Bank of America caiu 1,3 por cento para 8,07 dólares enquanto o papel da fabricante Caterpillarteve desvalorização de 1 por cento para 111,75 dólares. A alcoacaiu 3,3 por cento para 10,29 dólares.

REUTERS BBF FC