Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

BOLSA EUA-Índices fecham em baixa por China

(Texto atualizado com informações após o fechamento)

Por Chuck Mikolajczak

NOVA YORK, 5 Mar (Reuters) – As bolsas dos Estados Unidos fecharam em baixa nesta segunda-feira pela segunda sessão seguida e pela terceira vez nas últimas quatro, arrastadas pelos setores de matérias-primas e energia após a China ter cortado sua meta de crescimento para 2012.

O índice Dow Jones, referência da bolsa de Nova York, recuou 0,11 por cento, para 12.962 pontos. O índice Standard & Poor’s 500 teve desvalorização de 0,39 por cento, para 1.364 pontos. O termômetro de tecnologia Nasdaq caiu 0,86 por cento, para 2.950 pontos.

O índice S&P 500 abriu em baixa; dados demostrando que o setor de serviços dos Estados Unidos se expandiu em fevereiro a seu maior ritmo em um ano não foram capazez de atenuar a queda.

O S&P 500 teve oscilação positiva de 8,5 por cento até agora neste ano em função de expectativas de investidores por uma recuperação na economia do país, pela contenção da crise de dívida da zona do euro e da crença de que a China conseguirá evitar uma “aterrisagem dura” em seu ciclo econômico atual.

A China, segunda maior economia do mundo, reduziu sua meta de crescimento para 2012 para 7,5 por cento, o valor mais baixo em oito anos, e fez da expansão da demanda de seus consumidores sua maior prioridade, enquanto Pequim busca reduzir a dependência da economia em gastos no exterior e capital estrangeiro.

“Isso assustou a todos nesta manhã. Começou na Ásia, transbordou para a Europa e fluiu para cá”, disse Ken Polcari, diretor administrativo do ICAP Equities em Nova York.

“O fato é que eles estão reduzindo suas projeções para controlar sua inflação. Não é necessariamente o fim do mundo, mas deu às pessoas uma razão para retirar parte do dinheiro da mesa”.

Ações do setor de matérias-primas, sensíveis aos sinais de desaceleração da economia chinesa, forte consumidora de commodities, recuaram, arrastando Wall Street. O índice do setor de insumos do S&P caiu 1,6 por cento, enquanto o papel da Freeport McMoRan Copper & Gold recuou 3,8 por cento para 40,45 dólares.

REUTERS BBF CB FC