BOLSA EUA-Índices caem por temores com rebaixamentos na Europa

(Texto atualizado com fechamento oficial e comentários)
NOVA YORK, 13 Jan (Reuters) – As bolsas de valores dos Estados Unidos caíram nesta sexta-feira, em meio a notícias de que a agência de classificação de risco Standard & Poor’s rebaixaria o rating de muitos países da zona do euro -confirmadas depois do fechamento de Wall Street.
O indicador Dow Jones caiu 0,39 por cento, a 12.422 pontos, enquanto que o S&P 500 desvalorizou-se em 0,49 por cento, a 1.289 pontos. O índice de tecnologia Nasdaqteve perda de 0,51 por cento, a 2.710 pontos.
Na semana, o Dow subiu 0,5 por cento, enquanto o S&P avançou 0,9 por cento e o Nasdaq ganhou 1,4 por cento.
Depois que o pregão em Nova York terminou, a S&P rebaixou os ratings de diversos países da zona do euro, incluindo França e Aústria, mas deixou o rating da Alemanha inalterado.
“Isso está desestabilizando muito dos pacotes de financiamentos porque eles estão todos baseados nos ratings ‘AAA’, e agora vão dar o ‘AA+’ para França e Aústria”, afirmou o diretor da mesa de operações para a DME Securities em Nova York, Alan Valdes.
A queda no mercado acionário norte-americano nesta sexta-feira veio em um momento em que o foco dos investidores mudou de volta para a crise da dívida europeia.
Nos últimos dias, o S&P 500 alcançou a máxima dos últimos cinco meses, com dados econômicos mais sólidos nos EUA animando investidores.
(Reportagem de Ryan Vlastelica)
REUTERS PD CB JS