Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

BOLSA EUA-Índices caem por preocupações econômicas e Grécia

Por Rodrigo Campos

NOVA YORK, 6 Mar (Reuters) – As bolsas de valores dos Estados Unidos estavam a caminho de registrar seu pior dia até agora em 2012 nesta terça-feira, à medida que dados recentes reacenderam preocupações a respeito do crescimento da economia mundial e o prazo para um acordo entre a Grécia e seus credores privados se aproxima do fim.

Às 15h32 (horário de Brasília), o índice Dow Jones, referência da bolsa de Nova York, recuava 1,56 por cento, para 12.761 pontos. O Standard & Poor’s 500 tinha desvalorização de 1,55 por cento, para 1.343 pontos. O termômetro de tecnologia Nasdaq caía 1,43 por cento, para 2.908 pontos.

A volatilidade disparou, com o índice de volatilidade CBOE atingindo níveis não vistos desde meados de fevereiro.

“A preocupação no mercado é de que a China foi afetada pela Europa assim como todas as economias são afetadas”, disse Art Hogan, diretor administrativo do Lazard Capital Markets, em Nova York.

Preocupações de uma desaceleração da economia mundial se tornaram um problema “quando isso se soma à divulgação de um Produto Interno Bruto (PIB) sem brilho do Brasil”, acrescentou Hogan.

O PIB do Brasil se expandiu em 2,7 por cento em 2011, mostraram dados nesta terça-feira, adicionando mais preocupações ao desempenho em economias emergentes após a China ter cortado sua meta de crescimento mais cedo nesta semana.

REUTERS BBF CB