Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

BOLSA EUA-Índices caem com dados da China e zona do euro

Por Da Redação 22 mar 2012, 12h53

Por Chuck Mikolajczak

NOVA YORK, 22 Mar (Reuters) – As bolsas dos Estados Unidos caíam nesta quinta-feira, com dados do mercado de trabalho norte-americano não conseguindo conter as preocupações sobre o enfraquecimento da economia global após dados da China e da zona do euro.

Às 12h45, o índice Dow Jones caía 0,6 por cento, a 13.043 pontos. O Nasdaq perdia 0,56 por cento, a 3.058 pontos. O Standard & Poor’s 500 recuava 0,79 por cento, a 1.391 pontos.

O índice de gerentes de compras preliminar do HSBC mostrou que a atividade industrial da China caiu em março, pelo quinto mês consecutivo, enquanto o PMI Composto da zona do euro mostrou mais uma contração, liderada pelas quedas na atividade industrial da França e Alemanha.

Os dados reduziram as esperanças de que a zona do euro possa evitar uma recessão, e que a desaceleração da China ainda pode continuar.

Continua após a publicidade

Os novos pedidos de auxílio-desemprego nos EUA atingiram nova mínima de quatro anos na semana passada, evidenciando que a recuperação do mercado de trabalho está ganhando força. Mas isso não foi suficiente para melhorar o humor dos investidores.

“Com o PMI da França e a Alemanha tão baixo – justamente eles que têm protegido a Europa – há um temor no mercado”, afirmou Brad Thompson, chefe de investimentos no Stadion Money Management.

“Grande parte das expectativas de crescimento econômico, do ponto de vista doméstico, já foram precificadas recentemente, então o risco agora ainda é a Europa.”

O mercado tem sido resiliente e capaz de se recuperar de começos fracos dos pregões. Mas esta quinta-feira pode representar o primeiro teste significativo para o S&P 500 manter o nível de suporte de 1.400 que tem mantido nos últimos cinco dias.

REUTERS RVB AAP

Continua após a publicidade

Publicidade